Nono dígito, iPhone e WhatsApp: A gente te ajuda!

Como todos sabem, graças a brilhante ANATEL, no domingo passado, todos os telefones celulares do Rio e Espírito Santo tiveram o dígito 9 acrescido à frente dos números, causando dor de cabeça a muita gente.

A boa notícia é que a migração não precisa ser traumática! Para iOS, existem dezenas de apps que fazem a mudança nos números de sua agenda e em nossos testes, o nonoDígito 2013 se saiu muito bem!

Além de gratuito, ele possui opção de selecionar quais grupos de DDDs você irá atualizar e ainda oferece opção de retornar ao estado anterior da agenda de contatos.

Falando nisso, caso você faça o sync dos seus contatos via iCloud com o Contacts do OS X, vale a pena sempre ter um backup atualizado em caso de problemas. Para isso, abra o Contacts (/Applications/Contacts.app), vá no menu File, Export, Contacts Archive…

Se preferir, você também pode ter um backup dos seus contatos no formato vCard, basta selecionar todos os seus contatos (Command + A), em seguida vá no menu File, Export, Export vCard…

Vale ressaltar que ao acrescentar o dígito 9 aos seus contatos, as chamadas recentes bem como o histórico das mensagens perderão o vínculo com os contatos.

Para finalizar o processo, altere o número do seu celular indo em Settings, Phone, My Number, em seguida desative e reative o iMessage (Settings, Messages) e FaceTime (Settings, FaceTime).

E o WhatsApp?
Segundo eles, a migração ocorrerá de forma automática, sem necessidade de remover o app ou recriar a sua conta.

Já temos relatos de migrações que foram feitas de forma transparente e com sucesso e outros casos onde o processo não transcorreu tão bem…

Postaremos mais informações sobre o WhatsApp assim que soubermos de alguma novidade.

WWDC 2013: OS X Mavericks

Pois é, a Apple acabou com série de nomes de felinos e batizou a versão 10.9 a ser lançada por volta de Setembro, de Mavericks, a mítica praia da Califórnia.

Sob a liderança de Sir Jonny Ive, finalmente foi-se de vez o uso de skeuomorphism na interface do OS X, inclusive destacado por Craig Federighi na nova versão do aplicativo Calendar.

Entre outras novidades apresentadas, destacam-se o novo Finder, agora com abas e tags que facilitam a categorização e busca de arquivos, a melhoria do Notifications, que possibilita interação direta com os avisos e a chegada dos novos aplicativos iBooks e Maps, devidamente integrados ao iOS 7.

O OS X Server foi brevemente mencionado na página sobre do Mavericks. A nova versão incluirá o Xcode Server, aparentemente um SVN integrado ao workflow do Xcode, o novo Cache Server 2, que agora baixará apps e atualizações para o iOS 7 e o Profile Manager 3 compatível com os novos recursos de gerenciamento do OS X e iOS.

Vale ainda destacar uma série de novas tecnologias no core do OS X que visam o aumento da performance e resposta dos aplicativos e melhoria significativa da autonomia da bateria dos Macs portáteis.

MG Siegler, do @parislemon fala sobre Buffy, codinome do tão falado Facebook Phone.Os argumentos dele sobre o rumor fazem todo o sentido. Hoje o Facebook tem apps para iOS e Android e não é novidade para ninguém a importância dessas plataformas móveis, principalmente no segmento das redes sociais.O Facebook tem apenas apps e depende diretamente da (não muito boa) relação com a Apple e Google para se manter no mercado móvel. Uma vez que eles desenvolvam seu próprio smartphone, tal dependência termina, eles teriam o serviço e a plataforma intimamente integradas. Faz todo o sentido…

MG Siegler, do @parislemon fala sobre Buffy, codinome do tão falado Facebook Phone.

Os argumentos dele sobre o rumor fazem todo o sentido. Hoje o Facebook tem apps para iOS e Android e não é novidade para ninguém a importância dessas plataformas móveis, principalmente no segmento das redes sociais.

O Facebook tem apenas apps e depende diretamente da (não muito boa) relação com a Apple e Google para se manter no mercado móvel. Uma vez que eles desenvolvam seu próprio smartphone, tal dependência termina, eles teriam o serviço e a plataforma intimamente integradas. Faz todo o sentido…